sábado, 10 de setembro de 2011

Amanhã começa a semana do Peixe


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde realiza entre os dias 11 e 24 de setembro, a Semana do Peixe. A 8ª edição da Campanha tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável. O lançamento da Campanha acontecerá no domingo (11/09), às 7h da manhã, no ver-o-peso.

De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Lembrando que este crescimento costuma variar a depender da região.

Dicas de compra

A Campanha tem também como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. O peixe fresco, por exemplo  deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.

Alimentação Saudável

Consumir carnes com menor teor de gordura é essencial para quem deseja ter uma alimentação adequada. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.


O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana. A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do MS, Patrícia Jaime, ressalta que a população precisa adquirir hábitos mais saudáveis evitando o excesso de gorduras e sal nos alimentos e preparações.

“Precisamos estimular as pessoas a se alimentarem melhor. O peixe traz inúmeros benefícios para a saúde, mas para abastecer o mercado e torná-lo acessível para todos, é necessário ordenar e fomentar a aqüicultura, visando o aumento da produção e oferta de alimentos”, destaca.

Promoções nos supermercados

Desde 2003 a Abras participa da Campanha e também contribui para a organização das ações nos estados através de suas associações regionais, que mobilizam diretamente os supermercados. Tradicionalmente, fornecedores e supermercadistas entram em acordo durante a Semana do Peixe e realizam promoções de pescado.

Estruturação da cadeia produtiva

Em vários estados, durante a Semana do Peixe, pescadores e aquicultores comercializam suas produções diretamente com os consumidores finais. A aproximação dos pescadores e aquicultores com os consumidores é uma das metas do Ministério da Pesca e Aquicultura que está implantando no país Terminais Pesqueiros Públicos (TPP), Centros de Integração da Pesca Artesanal (CIPAR), distribuindo Kits Feira, e Caminhões Feira do Peixe. 

Além de oferecer cursos de capacitação para peixeiros em todo o Brasil. Essa infraestrutura vai permitir que os 
pescadores, tanto artesanais quanto da pesca oceânica, tenham local apropriado para desembarcar o pescado. Esse desembarque poderá ser feito com todas as condições necessárias de higiene no manuseio e conservação do produto além de proporcionar uma melhor estrutura para comercializar seus produtos.

Veja a programação da Campanha de divulgação e incentivo ao consumo de PEIXE.

Dia 11/09 – Ver- O – Peso (Lançamento Oficial), a partir das 7:00hs
Dia 12/09 – Mercado Terra Firme;
Dia 13/09 – Mercado Cremação;
Dia 14/09 – Mercado do Guamá;
Dia 15/09 -  Mercado do Jurunas;
Dia 16/09 – Mercado de São Braz;
Dia 17/09 – Ilha de Mosqueiro;
Dia 20/09 – Mercado da Pedreira;
Dia 22/09 - Feira da 25 de Setembro.


FEIRA DO PEIXE POPULAR ( Ação conjunta com a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura)

Dias 17,18 e 24 de Setembro de 2011
Locais: Parque de Exposição do Entroncamento, UFRA e UFPA
Horário: A partir das 8:00hs


PARCEIROS:

Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq
Secretaria de Estado de Saúde Publica - SESPA
Associação dos Supermercados do Pará – ASPAS
Sindicato dos Peixeiros do Pará – SINDPEIXE
Sindicato das Indústrias de Pesca do Pará – SINPESCA
Sindicato dos hotéis, restaurantes, bares e similares do Pará
Escola Superior da Amazônia –ESAMAZ
Secretaria Municipal de Saúde – SESMA
Secretaria Municipal de Economia – SECON
Câmara de Vereadores de Belém.

Informações do Superintendente da Pesca no Pará, Albertinho Leão e do site do Ministério da Pesca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse Diógenes deve ser magrinho, não?
Só come peixe?
Eduardo

Belém Debates disse...

Eduardo,
Ele usa roupa PP (Porruda Porruda).